quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Projeto Educação em Saude

Boa Tarde

- Diretora Silvina abertura
- Edneia falando da escola
- Assistente Social – Muda de Ana Luiza para Eliane Del Gelmo
- Secretária Municipal da Saúde Tânia Pupo
-Eliana dirigente
-Representante do Prefeito



O que aconteceu no ano passado e vem acontecendo em nossa escola esse ano é o alto índice de gravidez na adolescência. São meninas de 13 anos que demonstram acentuada falta de interesse em ter um futuro melhor e conquistar alguma profissão no futuro. Elas vivem imersas em uma cultura na qual as mulheres casam-se muito cedo e são mães muito jovens e acabam perpetuando esses modelos. Envolvem-se com traficantes no bairro e vêem isso como forma de adquirir um certo “status” social e um futuro financeiro garantido. Percebe-se ainda  que a auto estima dos adolescentes atendidos pela escola é muito baixa, eles não almejam a grandes mudanças em suas vidas principalmente por muitas vezes desconhecer caminhos para tais mudanças. A nossa função está também em mostrar novos caminhos e ampliar o horizonte desses adolescentes.
No ano passado houve grande interesse dos alunos dos 1º ano com a oficina do vale sonhar, que é realizada através de dinâmicas, pela nossa profª. de biologia  Patrícia. Foi realizado um longo trabalho para reverter a situação descrita e para fazer com  que os jovens reflitam mais sobre a sua iniciação sexual.
Por meio das aulas de biologia, começamos a perceber que os alunos não tinham nem noção do perigo que eles estavam correndo com a iniciação sexual tão cedo, não tinham consciência do risco que corriam com suas práticas e sua desinformação.  Começamos a passar para o Posto de Saúde que tem por assistente social  Ana Luiza, e de uma conversa com ela e com a Eliane Del Gelmo começamos a criar esse projeto. Ele visa falar  através de oficinas para os adolescentes assuntos como gravidez  e a iniciação sexual precoce  na adolescência, e principalmente, fazê-los refletir sobre esses temas e fazer suas escolhas com maior consciência. Ambas nos informaram que  elas já tinham em



mente a muito tempo esse projeto  e não tinham  onde executar  e criou-se  assim um grupo de voluntários que abraçou a nossa causa.
Temos também um artista plástico muito talentoso, que teve uma  adolescência parecida com nossos jovens, e  hoje tem uma vida diferente. Ele vai trabalhar com os adolescentes que estão vivendo o que ele viveu, o mundo das drogas muito cedo.
Então os alunos todas as segundas feira ficaram direto na escola,  já combinamos que uma  outra  merenda será servida do 12h30s à 13h00s. As oficinas se iniciarão divididas: 20 alunos ficarão na oficina de sexualidade e os outros 20 ficarão na oficina de customização e  arte, fazendo grafitagem  e pinturas em painéis e ladrilhos depois de 1h30 de cada oficina eles trocam. Nessa troca será servido um café com biscoito, o que já está combinado com a merenda.
Um ponto importante a ser destacado foi o enorme interesse dos alunos pelo projeto. Ficamos muito felizes pois chamamos os alunos representantes de sala mais o grêmio e passamos o projeto para eles reportaram para os outros alunos e o interesse foi muito grande:  tivemos mais de 150 inscrições. A seleção foi difícil de ser feita, mas escolhemos aqueles que sabemos que necessitam e que participarão ativamente .
O material para as oficinas de arte e customização foi todo doado pelos nossos parceiros.

Ana Lucia







sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PROJETO SUSTENTABILIDADE - PROFESSOR CLEBER E ALUNOS DOS 6°s ANOS.

 










NOS DIAS DE HOJE, OUVIMOS MUITO ESSA PALAVRINHA, "SUSTENTABILIDADE". MAS AFINAL COMO SER SUSTENTÁVEL? O QUE É SUSTENTABILIDADE? SUSTENTABILIDADE DEFINE-SE POR UM MODELO DE CONSUMO ECONÔMICO, POLÍTICO, SOCIAL, CULTURAL E AMBIENTAL EQUILIBRADA, QUE SATISFAZ AS NECESSIDADES DAS GERAÇÕES ATUAIS, SEM COMPROMETER AS NECESSIDADES DAS GERAÇÕES FUTURAS. AS PESSOAS PODEM POR EXEMPLO DIMINUIR O TEMPO DO SEU BANHO, NÃO DEIXAR TODAS AS LUZES DA CASA ACESAS SEM NECESSIDADE, ESCOVAR OS DENTES COM A TORNEIRA FECHADA, USAR BALDE DE ÁGUA PARA LAVAR O CARRO OU A CALÇADA, NÃO USAR A DESCARGA DO BANHEIRO SEM NECESSIDADE. SÃO ATITUDES SIMPLES, QUE ALÉM DE REDUZIR O VALOR DAS CONTAS, VOCÊ SE TORNA UMA PESSOA AMIGA DA NATUREZA. AS FOTOS QUE VOCÊ VIU REGISTRAM OS TRABALHOS DOS ALUNOS DOS 6° ANOS, COM SEUS TRABALHOS, ELES APRENDERAM O QUE É SER SUSTENTÁVEL, E REUTILIZARAM MATERIAIS QUE SERIAM DESCARTADOS, PARA FAZER BRINQUEDOS, ENFEITES, ENTRE OUTRAS COISAS.